Nossas Praças
Colaboração: Flávio Amaro da Silva
Ex presidente da Associação
10/09/2013
TEMPO DE SENSIBILIZAÇÃO.
A Associação dos Moradores dos Bairros Jardins Morumbi, Fernandes e Universitário foi fundada no ano de 2001. Portanto há mais de 12 anos, defende os interesses coletivos e difusos dos moradores desses bairros, seus associados NATOS.
Um desses “interesses coletivos” é a urbanização das nossas praças. São 3 espaços, localizados no Jardim Morumbi, no Jardim Fernandes e no Jardim Universitário.
Nos arquivos da Associação, constam registrados inúmeros documentos, solicitando a URBANIZANIÇÃO desses espaços, destacando-se : Requerimentos/ Pedidos/ Projetos/ Orçamentos/Ofícios/ Reuniões com Prefeitos, reuniões com Secretários/ Participação em audiências públicas de Planejamento Orçamentário da cidade/Emendas Orçamentárias de Vereadores - enfim, uma gama de documentos que comprovam o esforço das Diretorias anteriores e atual, para transformar esses espaços em um lugar a que chamamos PRAÇA.
Recentemente, Diretores da Associação se reuniram com o Sr. Prefeito Municipal e Secretários, para tratar de vários assuntos, de cuja pauta constou, além de outros itens, o recapeamento das ruas dos bairros e a construção de nossas praças.
TEMPO DE MOBILIZAÇÃO
No dia 7 de Setembro último, iniciamos uma nova etapa do Projeto Nossas Praças que tem como slogan “VAMOS JUNTOS CONSTRUIR A NOSSA PRAÇA” com o intuito de Mobilizar os Moradores e fortalecer esse movimento.
Serão desenvolvidas as seguintes AÇÕES permanentes:
1. Fixação dos Banners nos espaços destinados às futuras praças.
2. Realização do CAFÉ DA MANHÃ, nos espaços – J. Morumbi/Fernandes/Universitário.
3. Cadastramento dos moradores para receber e-mails e acessar site da Associação.
4. Outras que vierem a ser sugeridas no decorrer dos eventos
Esses eventos ocorrerão nos primeiros sábados de cada mês em rodízio, até dezembro.
O que é uma PRAÇA?
Em uma definição bastante ampla da WIKIPÉDIA, praça é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra.
No Brasil, o conceito de praça é popularmente associado às ideias de verde e de ajardinamento urbano. Por este motivo, os espaços públicos similares às praças europeias medievais, que normalmente se formaram a partir dos pátios das igrejas e mercados públicos, são comumente chamados de adros ou largos.
Também por este motivo, uma série de jardins urbanos que surgem devido ao traçado viário das cidades (como as rotatórias e canteiros centrais de grandes avenidas) acaba recebendo o título legal de praça, ainda que sejam espaços de difícil acesso aos pedestres e efetivamente desqualificados como praças.
A não ser pelas praças em regiões centrais das grandes cidades, a típica praça na cidade brasileira se caracteriza, portanto, por ser bastante ocupada por vegetação e arborização.
Quando ela recebe um maior tratamento, ou quando foi resultado de um projeto, ela também costuma possuir equipamentos recreativos e contemplativos (como playgrounds, recantos para estar, equipamentos para ginástica e cooper, bancos e mesas, etc). Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: Google – Praça Getulio Vargas – Alegrete/RS
VENHA TOMAR UM CAFÉ CONOSCO – Basta trazer o seu alimento preferido!