JURO ALTO OU BAIXO É MELHOR PARA COMBATER A INFLAÇÃO?
Ouço falar que deve aumentar o juro para combater a inflação. Essa ferramenta muitas vezes utilizada pelo governo para controlar os preços e não aumentar a inflação do País, no meu ponto de vista, é incorreto, incoerente e absurda, pois, no primeiro momento, segura os preços e não deixa a inflação aumentar, mas, em momento seguinte a pressão do mercado aniquila a força da ferramenta por diminuição na produção e os preços voltam a aumentar, consequentemente a inflação aparece.
A melhor forma de combater a inflação é com a diminuição do juro. Reduzindo o juro, aumentando o depósito compulsório dos bancos e se necessário aumentar o IOF nos empréstimos para o consumidor, principalmente nas viagens internacionais, combaterá a inflação com mais eficiência, beneficiará a população mais necessitada e incentivará a produção, pois, quem tem dinheiro irá investir na agricultura, na indústria e comércio, e não na especulação financeira e viajar para o exterior comprar mercadorias que pode ser adquirida no mercado interno.
Observa o seguinte:
1 – Quem são os beneficiados com o aumento do juro? É evidente que são os banqueiros, os politiqueiros, os especuladores do mercado financeiro, os agiotas, etc. Por quê? Com o aumento dos juros os bancos ganham mais dinheiro, para manter esses privilégios, como ganham mais fácil, doam mais aos politiqueiros para fazerem melhores campanhas nas eleições e comprar os votos dos inconscientes, com isso mantém os seus alicerces do poder e transferem facilmente riquezas da massa populacional para a minoria dominante, portanto, governo consciente, que faz política, não decide por aumento de juro aniquilando a produção, a indústria e o povo mais carente.
2 – Quem são os beneficiados com a redução do juro? Tenho certeza que são os que investem na produção, na indústria, e principalmente o povo em geral, pois, mesmo aqueles que são privilegiados por terem mais, serão menos atingidos por pessoas que se tornam marginais em conseqüência da politicagem do juro alto. Com a baixa do juro, certamente aumentará a produção e ocorrerá a redução dos preços, com isso o mercado será abastecido e a inflação diminui e o povo será beneficiado.
Sonho com uma sociedade de pessoas felizes, com qualidade de vida. Meu lema de vida é: Paz, Alegria e Serenidade. Praticante da filosofia de não violência, creio que somente pela paz e revolução de idéias se alcança a evolução. Também acredito que quando as pessoas estão bem e felizes, elas estão na sua expressão máxima de inteligência, mas a afetividade e criatividade se realizam muito mais quando está necessitada de atingir um objetivo. Já a serenidade traz paz interna. Para atingir esses três estágios, só convivendo numa sociedade sustentável, solidária, que pratica a compaixão, que cuida da natureza e onde competição deve acontecer apenas para proporcionar um processo de crescimento sistêmico, onde todos ganham. Desprezo o exibicionismo material, a ganância, o desperdício e a opulência, pois, trazem desarmonia. Aposto que é possível viver numa sociedade mais simples materialmente, com tecnologia a serviço do bem estar, desenvolvimento humano, em profunda harmonia com a natureza e sem violência.
Melhore a idéia e divulguem